Pages

  • RSS

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Comentário do Fórum - Unidade 1

Acredito que o processo de inserção das tecnologias na educação é um processo irreversível, que só tende a evoluir.

Após a 2a Guerra Mundial o nosso mundo entrou numa nova etapa da industrialização, uma nova Revolução Industrial teve início, marcada pelo desenvolvimento da tecnologia e pela automação.
Neste processo, a tecnologia tornou-se um objeto de consumo e como tal, precisou conquistar um mercado consumidor, que precisa ser mantido a todo o custo. Para manter este mercado consumidor é necessário lançar constantemente novos produtos e atualizá-los, de tal forma que o público sinta a necessidade de adquirir sempre o que há de mais moderno.
A escola não ficou alheia a este processo, é claro que toda a transformação gera resistência em seu início, mas se pensarmos que jornal, livro didático, televisão, vídeo cassete são recursos tecnológicos que estão em nossas escolas há algumas décadas, nada mais natural que o computador e a internet também entrem no processo educativo.
Acredito que TODA tecnologia pode se tornar um grande auxilío no processo de aprendizagem, tudo depende do uso que fazemos deste recurso.Negar ou recursar a inserção da tecnologia na sala de aula é negar o constante processo de transformação da sociedade, é isolar- se do mundo, é consolidar a ideia existente na sociedade de que a escola parou no tempo.
Para meditar:
"Conta- se que de repente uma pessoa que viveu no século XVIII revive em pleno século XXI. Esta pessoa anda pelas ruas assustada, tudo é novidade. Carros, energia elétrica, televisão, as roupas das pessoas. Esta pessoa anda sem rumo, desesperada, até que entra numa escola, então exclama:
- Finalmente ! Pelo menos uma coisa não mudou ao longo do tempo ! "